HRTech: Entenda definitivamente o que são as tecnologias para RH e veja exemplos práticos de aplicações

HRTech
Compartilhe!

Crédito da imagem: Iconicbestiary / Freepik

Conceito de HRTech, exemplos de tecnologia para RH. O futuro da gestão de pessoas. Startups de HRTechs e mais. Veja quais são e como acompanhar as tendências do setor de recursos humanos e as novas tecnologias.

A tecnologia mudou e continua mudando o mundo. Além das relações humanas, os negócios foram impactados com a implantação de aplicações em SaaS (Software as a Service), nuvem, inteligência artificial e outras tecnologias.

Hoje, a mentalidade no trabalho começa a se adequar a essas mudanças. Assim como outros setores corporativos, como o financeiro com suas Fintechs, o RH começou a ser impactado pelas HRTechs.

Se você ainda não se habituou ao termo HRTech ou RH Tech —  Tecnologia Para Recursos Humanos, entenda agora tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é HRTech?

HRTech (human resources technology —  tecnologia para recursos humanos), HR Tech ou RH Tech é o termo usado para designar softwares e hardwares focados em automatizar e, assim, otimizar as diversas tarefas que o RH até então realizava manualmente.

O objetivo é proporcionar maior eficiência, produtividade e redução de custos. Além disso, as HRTechs prometem desburocratizar processos de Gestão de Pessoas, facilitando e tornando o ambiente de trabalho melhor.

No mundo corporativo atual, o RH não é simplesmente o departamento responsável por contratar, demitir e gerir folhas de pagamento. O setor de Recursos Humanos é hoje, assim como o Marketing ou Vendas, um núcleo de geração de novos negócios.

As empresas estão entendendo que seus primeiros clientes são os seus funcionários. Assim, para encantar consumidores, é preciso encantar primeiramente seus colaboradores.

Está sem tempo de ler este post agora? Baixe a versão em PDF e leia quando quiser!

Preencha o formulário abaixo para baixar o conteúdo. O download começará quando as informações forem enviadas.


Não usaremos seus dados para SPAM. Respeitamos sua privacidade e não forneceremos seus dados para terceiros.

 

Mas como fazer isso?

Antes, os negócios eram movidos pelo dinheiro. Agora, são os dados que movem as empresas. Quem consegue captar e transformar dados em informações úteis para tomada de decisões assertivas está à frente da concorrência.

A Gestão de Pessoas atual é direcionada por dados. Para coletar e mensurar dados o RH precisa de ferramentas práticas e eficientes. De acordo com o Relatório – Medindo a efetividade de RH do Top Employers Brasil, os direcionadores mais impactantes para este RH moderno são:

  • Liderança;
  • Gerenciamento de desempenho;
  • Engajamento;
  • Recrutamento;
  • Aprendizagem e Desenvolvimento;
  • Remuneração e Benefícios;
  • Rotatividade;
  • Carreira e Mobilidade;
  • Bem-estar;
  • Sucessão.
Dados do 2018 Future of HR Technology Report

Dados do 2018 Future of HR Technology Report

Segundo a pesquisa 2018 Future of HR Technology Report, 66% das empresas estão correlacionando dados de RH com resultados de negócios. No próximo ano, 56% pretendem vincular mais resultados de negócio com dados de RH. Desta forma o setor se transforma em um RH estratégico. Ou seja, o departamento de Recursos Humanos passa a ser uma célula de geração de novos negócios dentro das corporações, assim como Sucesso do Cliente, Marketing, Vendas e outros.

Neste cenário, as HRTechs são fundamentais. Sem uma HRTech, a Gestão de Pessoas é incapaz de agir com a precisão e eficiência que o ambiente empresarial demanda atualmente. Os dados precisam ser coletados e tratados automaticamente. Somente assim o Departamento Pessoal poderá relacionar seus esforços com o rendimento da empresa e provar seu valor dentro da organização.

Origens das HRTechs

Os percussores de softwares para gestão de Recursos Humanos foram a Oracle e a SAP. Mas, neste primeiro momento, as soluções eram tanto completas quanto complexas. Logo, havia a necessidade de um técnico especialista para instalar e operacionalizar esses primeiros softwares para RH.

Assim, além de trabalhoso e complexo, as soluções também não cabiam no orçamento de qualquer porte de empresa. Desta forma, apenas as grandes corporações eram capazes de contratar soluções tecnológicas para gerir seus colaboradores de forma mais eficiente.

A evolução da Tecnologia Para RH

Em meados dos anos 2000, o setor de HRTech teve seu segundo boom. Em todo mundo começou a surgir novas Startups de HRTechs, as quais trouxeram softwares, hardwares, apps e plataformas operacionalizadas em nuvem com grau maior de especificidade, praticidade e usabilidade para o RH.

HRTech: Evolução ao longo do tempo

HRTech: Evolução ao longo do tempo

Desta forma, o momento atual das RH Techs oferece experiências de uso mais intuitivas e de fácil compreensão, sem demandar a presença de um técnico especialista para instalar e operacionalizar os sistemas. Também proporciona facilidade e acessibilidade por meio de soluções SaaS —  usadas em qualquer dispositivo conectado à internet, sem a necessidade de instalações ou infraestrutura física de grande magnitude.

Logo, o RH moderno tem ferramentas acessíveis e de menores custos para agir de forma eficiente. A gestão e integração de colaboradores são possíveis em empresas de todo porte, atuantes em todo tipo de mercado. Basta adotar uma mentalidade aberta, democrática e inovadora para desfrutar dos benefícios dessa nova era do RH.

HRTech Startups

As HRTech Startups (empresas inovadoras desenvolvedoras de tecnologias para Recursos Humanos), estão crescendo em todo mundo. Em 2016, US$ 2.2 bilhões foram investidos globalmente no segmento de HRTech.

Assim, empresas como a TrackJob tem se tornado fundamentais para o mercado. São essas Startups que estão proporcionando ao RH ferramentas práticas e de menor custos para a gestão de processos e de colaboradores dentro das empresas.

HR Tech: principais soluções

Inteligência Artificial para melhores ações de recrutamento, seleção e sucessão é o tipo mais falado de HR Tech. Outra tendência é o RH analítico, como já descrevemos anteriormente, direcionados por dados. Assim, soluções para People Analytics e People Science também são as mais comentadas no setor.

Ademais, muito se fala em proporcionar excelentes experiências dos funcionários. Para isso, as redes sociais, plataformas de vídeos, aplicativos móveis e centrais de comunicação digital são as ferramentas mais usadas no segmento. A satisfação do colaborador passou a ser uma importante métrica do RH. Afinal, diversos estudos apontam que funcionários mais felizes são mais produtivos e têm maior rendimento.

Métricas do RH - Rh estratégicoMais do que isso, dentro da perspectiva de negócios H2H (Human to Human), toda relação de trabalho se trata de pessoas. Os CEOs são pessoas, os consumidores são pessoas e sua força de trabalho se resume a pessoas. Ou seja, a satisfação do seu pessoal implica na satisfação de toda empresa, logo dos seus consumidores e, assim, de toda a comunidade envolvida com sua marca.

Employee Engagement (Engajamento de Funcionários)

Nesta perspectiva, as HRTechs de Employee Engagement (Engajamento de Funcionários) ocupam grande espaço no mercado. São soluções digitais para distribuir pesquisas de clima organizacional, endomarketing e outras ferramentas para integração e engajamento de colaboradores.

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma das métricas mais eficientes para mensurar o nível de engajamento do funcionário com a empresa, seus líderes e o departamento o qual atua.

eNPS - Como Funciona - TrackJob

eNPS – Como Funciona – TrackJob

A métrica oferece um dimensionamento qualitativo e quantitativo do quanto os colaboradores indicariam a empresa, seus produtos e vagas abertas para seus amigos e conhecidos. Isso empodera o RH para traçar planos de ação assertivos e efetivos.

Benefits Administration (Administração de Benefícios)

A gestão de benefícios é hoje um dos recursos estratégicos do RH. Por meio de benefícios atraentes e diferenciados, a Gestão de Pessoas consegue reter e captar novos talentos.

Se sua empresa oferece apenas vale transporte e plano de saúde, considere repensar sua estratégia de gestão de colaboradores. Benefícios como transporte por fretamento, vale cultura, plano odontológico, treinamentos e comissões extras são exemplos de benefícios que podem fazer diferença para o seu RH estratégico.

E para administrar esses diversos recursos disponibilizados para os funcionários, é preciso contar com HRTechs específicas. É neste sentido que as Benefits Administration Techs ajudam as corporações.

Geo e Field Techs

Gerir equipes dentro do mesmo espaço físico pode não ser tão difícil. Mas engajar, conectar e acompanhar a rotina de funcionários em campo ou em transporte pode se tornar um desafio.

Para suprir essa demanda, existem as tecnologias de Geolocalização, Trackeamento e Rastreamento de colaboradores e Planejamento de Rotas otimizadas. Com elas, o RH acompanha a localização em tempo real dos seus colaboradores em campo ou em trânsito, medindo seu desempenho e analisando possíveis otimizações e redução de custos.

HRTech: Geo e Field Techs

HRTech: Geo e Field Techs

Além de promover maior integração entre equipes externas e em transporte, esse tipo de HRTech ajuda a distribuir os colaboradores de forma mais efetiva, planejando itinerários coerentes e com dimensionamento apropriado.

HRTech Internacional

Globalmente, a experiência do colaborador se tornou prioridade nas empresas. Assim, multinacionais como GE, Nestlé, Google, FedEx e Ford são exemplos de empresas que valorizam os colaboradores e sua equipe de RH.

Essas empresas com amplitude internacional conquistaram resultados como:

  • Maior produtividade;
  • Entrega de sucesso ao cliente;
  • Satisfação de consumidores;
  • Marca reconhecida e amada.

HRTech Brasil

Nacionalmente, as HRTechs estão ganhando espaço desde 2012. Mercados de todos os tipos e tamanhos tem se atentado para a urgência de investir em Recursos Humanos.

Empresas brasileiras como Magazine Luíza, Resultados Digitais, Rock Content, Alelo e Eurofarma são exemplos de diversos mercados que tem investido em RH.

Essas empresas medem o índice de felicidade dos funcionários e investem em tempo quantitativo e qualitativo de treinamentos e planos de carreira. Assim, essas são organizações que têm conquistado título de melhores empresas para trabalhar. Não por coincidência, lideram seus mercados e estão expandindo sua atuação no mercado internacional.

O futuro do trabalho e o futuro da Gestão de pessoas

Assim, com tudo o que você leu até aqui é possível perceber que o futuro do trabalho e o futuro da Gestão de Pessoas estão direcionados para o uso de inteligência para gerar novas oportunidades de negócios e melhor ambiente corporativo.

A felicidade do pessoal será cada vez mais impactante nas rotinas de RH, o qual se tornará cada vez mais analítico e orientado por dados. A transformação digital impactará na cultura e rotina da gestão de colaboradores. Os processos contarão com aplicações em AI (inteligência artificial), Cloud (nuvem) e SaaS (Software as a Service, usado na web).

Como acompanhar as HRTechs / RH Techs?

Ler blogs de tecnologia para RH, livros sobre RH moderno, RH estratégico e portais de People Analytics são formas de se manter atualizado no assunto.

Como acompanhar as HRTechs / RH Techs

Como acompanhar as HRTechs / RH Techs

É possível também acompanhar as HRTechs pelas notícias do mercado, pesquisas, grupos em redes sociais e eventos, como:

  • HR Tech Summit;
  • HR Tech Conference;
  • Employee Engagement Summit;
  • HR 360 Summit;
  • RH Contemporâneo;
  • ATD International Conference and Exposition;
  • Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos;
  • RH Summit.

Você consegue imaginar o RH do futuro?

E aí? Com tudo o que você leu neste artigo você consegue imaginar o RH do futuro? Esperamos que mais do que o amanhã, você também possa pensar sobre o seu RH de hoje.

As pessoas vivem diariamente imersas em tecnologias. Essa é nossa atual realidade. Investir no setor de HRTech significa acompanhar este cenário atual e colocar sua empresa no rumo certo, de hoje para os próximos anos.

Então, se você gostou da leitura e deseja promover o assunto das HRTechs e do RH moderno, compartilhe este artigo com seus amigos e colegas de trabalho!


Compartilhe!